Sexta, 21 Junho 2024

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

bênção dos barcos, enquadrada na festa da Pascoela da Praia

Caros Castelenses e amigos faço votos de que tenham passado umas boas Pascoas, e escrevo no plural, pois Castelo do Neiva continua a ter três dias de Páscoa, felizmente.

Como é habitual vou fazer referência a algumas ações da junta de freguesia e do Presidente da Junta.

No dia 21 de março, acompanhei a reunião da Associação Just a Change com o Presidente da Câmara e a Vereadora da habitação para estudar a possibilidade de melhorar habitações em Castelo do Neiva, que não se enquadram na estratégia local da habitação.

No dia 24 reuni com a técnica da Câmara Municipal responsável pelo desenvolvimento da uopg que vai permitir as construções de armazéns para empresas de Castelo do Neiva.

O sábado, dia 26, foi o dia de abertura da 2ª mostra gastronómica de Castelo do Neiva dedicada, desta vez, ao ouriço-do-mar, promovida pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Castelo do Neiva. No domingo, dia 27, a mostra gastronómica foi abrilhantada pela comemoração do 48.º aniversário do Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE).

No dia 27, domingo, a Secretária da Junta de Freguesia e presidente da Mesa da Assembleia participaram na procissão do senhor aos enfermos. Na mesma manhã, ao mesmo tempo, recebi no Centro cívico os grupos folclóricos convidados pelo GRECANE para participarem na “Tarde de Folclore - Maresia 2023”. Depois da habitual visita ao núcleo museológico, procedeu-se à entrega de lembranças aos grupos, já da sede do GRECANE.

Na quarta-feira dia 29 de março, assisti à reunião da Comissão de Ordenamento do Território, Habitação e Ambiente, e intervim no sentido de dar nota sobre o acompanhamento feito por mim na Comissão de acompanhamento da revisão do PDM.

Fruto da minha participação nas reuniões entre a instituição Just a Change e a Câmara Municipal, no dia 14 de abril, visitamos uma habitação devoluta de duas idosas no sentido de realizar uma intervenção de forma a melhorar as condições de habitabilidade do edifício e criar condições dignas de vida às moradoras.

No mesmo dia estive presente no arranque do Estágio - 1º Encontro de Primavera de 2023 da Associação Portuguesa de Karaté-do Shotokai de Viana do Castelo, que se realizou no pavilhão desportivo da Escola EBI de Castelo do Neiva.

No sábado dia 15 de abril desloquei-me ao Pavilhão Nicolau Veríssimo, na Meadela, para estar presente na apresentação dos atletas que participaram no Torneio de Kung Fu de Viana 2023 organizado pela Associação Hung Sing Gwoon Minho. Um agradecimento especial ao nosso conterrâneo eng. Rui Ferreira, pelo convite e por associar a freguesia de Castelo do Neiva a este evento que contou com 9 associações de Kung Fu e 150 atletas.

 

bênção dos barcos, enquadrada na festa da Pascoela da Praia

No dia 16 de abril presenciei a bênção dos barcos, enquadrada na festa da Pascoela da Praia. Estive acompanhado pelo vice-Presidente da Câmara, Manuel Vitorino. Deixo os parabéns a todos aqueles que trabalharam arduamente para a realização deste evento que tem chamado a atenção de muitos pela sua singularidade.

No dia 18 de abril, realizou-se o habitual jantar/reunião entre o Presidente da Câmara e os presidentes de junta Independente, onde são abordados os temas da atualidade do município e os pontos a levar à reunião da Assembleia Municipal.

 

alargamento e pavimentação da Rua das Curtinhas

Terminaram as obras de alargamento e pavimentação da Rua das Curtinhas. Estamos só à espera que a EREDES, mude o poste que ficou no meio da via. Esta mudança já foi solicitada duas vezes. Mas sabemos que às vezes demora mais do que o esperado.

O concurso público para a limpeza e reabilitação das margens do Rio Neiva foi publicado em diário da República. É por isso uma boa notícia e deixa-nos muito agradados, pois foi algo que trabalhamos muito em conjunto com a Junta de Freguesia de Antas e a Associação Rio Neiva.   Deixo uma palavra de agradecimento ao ex-Vereador do Ambiente, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido, que se dedicou à causa e, juntamente com os vereadores do Município de Esposende, conseguiu levar a cabo este projeto.

Depois da Junta de freguesia e a Associação dos armadores de pesca terem chamado a atenção da Câmara Municipal do assoreamento do portinho de pesca e os riscos para a segurança dos pescadores, e depois da Câmara Municipal alertar Direção Geral De Recursos Naturais, Segurança E Serviços Marítimos, recebemos a informação que iriam proceder ao levantamento da situação e assim que o mar permitisse calculariam o volume de sedimentos a dragar. A intervenção propriamente dita será realizada segundo “as prioridades definidas e os recursos financeiros disponíveis.”

Mensagens Anteriores