Segunda, 16 Outubro 2017

A todos aqueles que acompanham esta informação mensal endereço um cumprimento especial. Neste espaço vou divulgando tudo aquilo que de mais relevante vai sendo realizado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.
No dia 3 de setembro a associação Pedra D'água realizou um passeio noturno pela zona de moldes. Foi mais uma iniciativa que promove as atividades ao ar livre e o convívio entre os Castelenses que aderiram.

Alargamento e pavimentação de ruas Castelo do Neiva
No domingo dia 4 de setembro realizou-se a festa de Homenagem à Gente do Mar. Este evento teve lugar junto à praça Gentes do Mar e no espaço exterior da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva. Para além de uma multidão de populares esteve também presente o Presidente da Câmara para assinalar esta merecida homenagem à comunidade piscatória da nossa freguesia. Deixo os parabéns à organização e a todos os que colaboraram nesta festa, principalmente aos pescadores, com votos de que se repita no próximo ano.
Foram terminados os últimos alargamentos na Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Agora cabe à Câmara Municipal a colocação das infraestruturas e pavimentação da rua.
No dia 9 de setembro marquei presença na concentração, promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo que decorreu junto ao pórtico de Neiva da autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto. Presentes estiveram vários empresários e trabalhadores do distrito, o presidente da Câmara de Viana do Castelo e vários presidentes de Juntas de Freguesia, bem como de representantes de partidos políticos. Esta concentração teve como objetivo exigir a inclusão da A28 na lista de ex-scut que beneficiaram da redução do valor das portagens decidida pelo Governo. No entanto os manifestantes reclamaram a eliminação do pórtico de Neiva por acharem entre outras coisas que a nacional 13 não é alternativa à A28.
No mesmo dia realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia Municipal, onde se discutiram os principais assuntos do nosso concelho.
No dia 10 de setembro, a convite do Presidente da Junta de Chafé, tive a honra assistir ao cortejo etnográfico da festa da Nossa Senhora do Alívio, principal festa daquela freguesia. Agradeço ao Presidente António Lima pela amabilidade do convite.
No dia 28 de setembro realizou-se, no centro cívico, a reunião da Assembleia de Freguesia.
Foi realizada a pavimentação de uma área na Rua do Passadiço. A Junta de Freguesia comprometeu-se com o proprietário a pavimentar essa zona com o pressuposto de este alargar a rua.
A Junta de Freguesia forneceu a calçada para uma pavimentação na Rua de Sendim. Trata-se de um acesso a vários terrenos e a mão de obra foi custeada por um morador.
A ponte do Sebastião foi intervencionada para repor o tabuleiro que tinha sido danificado pelas cheias do ultimo inverno. Para além da colocação das pedras foram realinhados os pilares assim como colocado material junto às fundações para reforçar a segurança das sapatas.
Na Rua do Giestal, junto à Rua dos Cantinhos, foram construídas caixas de recolha de águas pluviais e desviada a água da habitação existente junto ao caminho. A água das chuvas passava em frente das portas da habitação e infiltrava-se nas fundações da mesma. Com esta obra eliminou-se o canal de recolha que apresentava uma grelha muito danificada e colocava em risco a segurança de pessoas e veículos. Também se reforçou o canal, em risco de ruir, que conduz a água da Rua dos Cantinhos para a Rua do Giestal e passa por um terreno particular.
Na Avenida Central, próximo do centro cívico, foi construída uma valeta em cimento para conduzir a água que se infiltrava junto a um muro de suporte e que estava a danificar o mesmo.
Foi realizada uma intervenção no início da Rua Sr. Dos Milagres, junto à Avenida Central no sentido de repavimentar e melhorar a recolha de águas pluviais. A recolha das águas provenientes da Rua Sr. Dos Milagres era insuficiente. Com efeito, em chuvadas maiores a água transbordava para a avenida. Também se pavimentou uma área de rua em falta e melhorou-se o acesso a um terreno. Uma vez que não é possível, a breve prazo, uma intervenção de fundo nesta rua, estas pequenas obras vão continuar nesta rua, de forma a melhorar as condições de circulação na mesma.
A Câmara Municipal realizou obras na escola EBI de Castelo do Neiva para acolher os alunos do infantário e do primeiro ciclo da encerrada escola Fieiros do Mar. Durante este processo acompanhei as obras mantendo o contacto e realizando reuniões com o presidente da associação de pais e com a vereadora da educação. Foram sempre alvo de especial atenção o prazo da conclusão das obras, as condições das salas de aula e a segurança no espaço exterior. Chamei a atenção para a necessidade da vedação do recreio e de uma passagem coberta desde a entrada junto ao estacionamento até à entrada do edifício escolar.

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.