Quarta, 8 Fevereiro 2023

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

peregrinos que fizeram o caminho marítimo para Santiago de Compostela desde da Antártida, num pequeno veleiro

Com a entrada do outono chegaram também, felizmente, as tão desejadas chuvas. Porém, vieram acompanhadas de ventos fortes, que provocaram a queda de algumas árvores na freguesia. No entanto, sem causar nenhum dano.

No dia 17 de setembro recebi em Castelo do Neiva três peregrinos que fizeram o caminho marítimo para Santiago de Compostela desde da Antártida, num pequeno veleiro. Estes três aventureiros fizeram questão de conhecer Castelo do Neiva e a igreja mais antiga em Portugal consagrada a S. Tiago, isto porque são Argentinos e amigos do nosso conterrâneo Martin d'Oliveira. Para além da notoriedade que esta viagem teve em vários meios de comunicação social, teve também um cariz ambiental, uma vez que não utilizaram combustíveis fosseis para navegar.

Também no dia 17 de setembro marquei presença na inauguração do Centro Cívico de S. Romão de Neiva. Agradeço o convite feito pelo Presidente da Junta de S. Romão de Neiva, Manuel Salgueiro.

No domingo, dia 25 de setembro, realizou-se a 29.ª prova do Triângulo. Este ano a prova teve início e final na freguesia de Chafé, onde cerca de 200 atletas marcaram presença. Hélio Gomes, atleta de Barroselas foi o padrinho desta prova que conta com 12,5Km de percurso e que tem como organizadores, para além da junta de freguesia de Chafé, a junta de freguesia de Castelo do Neiva, junta de freguesia de Vila Nova de Anha e associações destas 3 freguesias, das quais o Grecane e o Grupo Desportivo Castelense da nossa freguesia.

No dia 27 de setembro participei na reunião/jantar dos presidentes de junta independentes com o Presidente da Câmara, habitual acontecer antes da Reunião da Assembleia Municipal. Nesta reunião foram abordados os pontos a levar à Reunião de Assembleia Municipal, entre outros assuntos que os presidentes de junta independentes acharam por conveniente apresentar.

No dia 29 de setembro estive presente na abertura do ano escolar que teve lugar na escola EB2/3 Carteado Mena em Darque. Agradeço o convite e faço votos para que seja um ano escolar muito profícuo. A junta de freguesia de Castelo do Neiva será, como sempre foi, um parceiro da EBI de Castelo do Neiva.

No mesmo dia 29 realizou-se a Reunião da Assembleia de Freguesia de Castelo do Neiva.

No dia 7 de outubro acompanhei as técnicas da Câmara Municipal numa visita aos restaurantes de Castelo do Neiva, no sentido de organizar a mostra gastronómica a realizar no dia 29 de outubro.

 

Convívio Castelense em Toronto

No sábado, dia 8 de outubro, estive presente no “Convívio Castelense” em Toronto, e no domingo, dia 9, marquei presença na 25ª Festa do Santoinho em Toronto.

Estes dois eventos foram promovidos e organizados pela Associação Cultural do Minho de Toronto, onde tive a oportunidade de publicamente agradecer aos Castelenses, radicados no Canadá ,todo o apoio e todo o esforço que têm feito em prol do desenvolvimento e do bem estar social de Castelo do Neiva.

Agradeço à Associação Cultural do Minho de Toronto, na pessoa do seu presidente Paulo Pereira, o convite para estar presente nestes dois eventos. Agradeço ainda o esforço por toda a organização do Convívio Castelense, que permitiu o encontro de uma comunidade bastante significativa naquela cidade.

Ao Martinho Ondas e esposa Sandra, um enorme obrigado por me terem recebido em sua casa, assim com à Gilda Cardoso e o marido Paul, pela gentil receção. Deixo também a estes amigos os parabéns pelo trabalho que desenvolvem na Associação Cultural do Minho de Toronto.

Também um agradecimento especial a todos os Castelenses que fizeram questão de me receber, com alegria e um sorriso, nomeadamente àqueles que me convidaram para visitar os seus lares, mas que não foi possível por motivos de agenda. Tivemos de nos ficar pelos dois convívios organizados, onde estiveram dezenas de Castelenses e foi possível conversar com todos, um pouco sobre Castelo do Neiva, sobre Toronto e sobre os Castelenses em Toronto.

De facto, não podia deixar de aceitar este convite, e estar junto dos meus conterrâneos, porque na junta de freguesia, reconhecemos aquilo que os emigrantes no Canadá têm feito pela freguesia, principalmente com as diversas angariações de fundos. Como, por exemplo: para a construção do relvado sintético do campo de futebol, para as obras na Sede do Grecane, para a ampliação da casa mortuária, para a criação da praça Gentes do Mar, etc... A todos vocês um bem Haja!

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19