Quarta, 8 Fevereiro 2023

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

Festas da Nossa Senhora de Guadalupe

Caros amigos, quero transmitir, nesta informação mensal, votos para que Outubro seja um mês tranquilo, com saúde, alegria e amizade para todos. Entramos no último trimestre do ano e é neste trimestre que devemos fazer um balanço e projetar o ano seguinte.

Fazendo agora um resumo das principais atividades da junta de freguesia informo que no dia 25 de agosto reuni com técnicos da Câmara Municipal para a implementação de um projeto piloto em Castelo do Neiva para colocação de sinalética informativa na ecovia promovendo a cultura e o património.

 

Festas da Nossa Senhora de Guadalupe

No dia 27 de agosto, acompanhei os convidados da junta de freguesia para assistirem ao XXXIII cortejo etnográfico e arqueológico de Castelo do Neiva. Para além do Vice Presidente da Câmara, Manuel Vitorino, estiveram os presidentes de junta de S. Romão de Neiva, Chafé, Vila Nova de Anha e Alvarães.

No domingo, depois de assistirmos à missa, recebemos os grupos folclóricos, que participaram no festival da festa, no núcleo museológico onde lhes foi realizada uma apresentação e contextualização das peças expostas. De seguida e já na sede do Grecane realizamos a entrega de lembranças aos mesmos grupos folclóricos. À tarde participamos na procissão na companhia dos convidados da Junta de Freguesia.

Foi uma grandiosa festa com o empenho de todos e com a participação de milhares de pessoas durante os quatro dias de festa. Parabéns à paroquia de Castelo do Neiva e à Comissão de Festas da Nossa Senhora de Guadalupe.

No dia 30 acompanhei o nosso conterrâneo Martin D'oliveira numa reunião com o Vice presidente da Câmara Manuel Vitorino, no sentido de aproximar as comunidades emigrantes radicadas na Argentina e a cultura Altominhota.

No dia 6 de setembro estive presente numa reunião com familiares de utentes da APPACDM, o presidente da associação e o presidente da Câmara Municipal, no sentido de encontrar uma solução para o transporte.

No mesmo dia realizou-se uma reunião da organização da prova do triângulo 2022, na sede da Junta de Freguesia de Chafé.

No dia 8 de setembro os técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo estiveram no centro cívico para realizar o registo dos artigos rústicos. Pode aproveitar e evitar a deslocação à Câmara Municipal onde funciona um balcão permanente.

 

lançamento de dois livros do Padre Firmino Cachada

Na sexta feira dia 9 de setembro estive presente no lançamento de dois livros do Padre Firmino Cachada, após ter recebido pessoalmente um convite do autor. Um agradecimento especial à Vereadora da cultura, da Câmara Municipal de Barcelos, Elisa Braga, pela simpatia e pela forma como me recebeu nos Paços do Concelho de Barcelos.

O Padre Firmino Cachada é filho de Severino Cachada, escultor, autor de várias obras emblemáticas de Castelo do Neiva: A estátua de D. Nuno Álvares Pereira, estátua de S.Tiago da fachada da Igreja, estátua de N.S. das Neves na fachada da capela e estátua do Emigrante no Monte do Castelo.

No sábado dia 10 e domingo dia 11 estive presente em Chafé, na freguesia vizinha, no cortejo etnográfico e na procissão da festa em honra de N.ª S.ª do Alivio. Em nome da freguesia de Castelo do Neiva agradeço ao Presidente da Junta, António Lima, pelo convite e os parabéns pelo magnífico evento onde podemos ver e recordar as tradições e a cultura dos nossos vizinhos Chafeenses.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19