Sábado, 25 Fevereiro 2017

Informação do Presidente

Mensagem Outubro 2016

A todos aqueles que acompanham esta informação mensal endereço um cumprimento especial. Neste espaço vou divulgando tudo aquilo que de mais relevante vai sendo realizado pelo Executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva.
No dia 3 de setembro a associação Pedra D'água realizou um passeio noturno pela zona de moldes. Foi mais uma iniciativa que promove as atividades ao ar livre e o convívio entre os Castelenses que aderiram.

Alargamento e pavimentação de ruas Castelo do Neiva
No domingo dia 4 de setembro realizou-se a festa de Homenagem à Gente do Mar. Este evento teve lugar junto à praça Gentes do Mar e no espaço exterior da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva. Para além de uma multidão de populares esteve também presente o Presidente da Câmara para assinalar esta merecida homenagem à comunidade piscatória da nossa freguesia. Deixo os parabéns à organização e a todos os que colaboraram nesta festa, principalmente aos pescadores, com votos de que se repita no próximo ano.
Foram terminados os últimos alargamentos na Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Agora cabe à Câmara Municipal a colocação das infraestruturas e pavimentação da rua.
No dia 9 de setembro marquei presença na concentração, promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo que decorreu junto ao pórtico de Neiva da autoestrada que liga Viana do Castelo ao Porto. Presentes estiveram vários empresários e trabalhadores do distrito, o presidente da Câmara de Viana do Castelo e vários presidentes de Juntas de Freguesia, bem como de representantes de partidos políticos. Esta concentração teve como objetivo exigir a inclusão da A28 na lista de ex-scut que beneficiaram da redução do valor das portagens decidida pelo Governo. No entanto os manifestantes reclamaram a eliminação do pórtico de Neiva por acharem entre outras coisas que a nacional 13 não é alternativa à A28.
No mesmo dia realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia Municipal, onde se discutiram os principais assuntos do nosso concelho.
No dia 10 de setembro, a convite do Presidente da Junta de Chafé, tive a honra assistir ao cortejo etnográfico da festa da Nossa Senhora do Alívio, principal festa daquela freguesia. Agradeço ao Presidente António Lima pela amabilidade do convite.
No dia 28 de setembro realizou-se, no centro cívico, a reunião da Assembleia de Freguesia.
Foi realizada a pavimentação de uma área na Rua do Passadiço. A Junta de Freguesia comprometeu-se com o proprietário a pavimentar essa zona com o pressuposto de este alargar a rua.
A Junta de Freguesia forneceu a calçada para uma pavimentação na Rua de Sendim. Trata-se de um acesso a vários terrenos e a mão de obra foi custeada por um morador.
A ponte do Sebastião foi intervencionada para repor o tabuleiro que tinha sido danificado pelas cheias do ultimo inverno. Para além da colocação das pedras foram realinhados os pilares assim como colocado material junto às fundações para reforçar a segurança das sapatas.
Na Rua do Giestal, junto à Rua dos Cantinhos, foram construídas caixas de recolha de águas pluviais e desviada a água da habitação existente junto ao caminho. A água das chuvas passava em frente das portas da habitação e infiltrava-se nas fundações da mesma. Com esta obra eliminou-se o canal de recolha que apresentava uma grelha muito danificada e colocava em risco a segurança de pessoas e veículos. Também se reforçou o canal, em risco de ruir, que conduz a água da Rua dos Cantinhos para a Rua do Giestal e passa por um terreno particular.
Na Avenida Central, próximo do centro cívico, foi construída uma valeta em cimento para conduzir a água que se infiltrava junto a um muro de suporte e que estava a danificar o mesmo.
Foi realizada uma intervenção no início da Rua Sr. Dos Milagres, junto à Avenida Central no sentido de repavimentar e melhorar a recolha de águas pluviais. A recolha das águas provenientes da Rua Sr. Dos Milagres era insuficiente. Com efeito, em chuvadas maiores a água transbordava para a avenida. Também se pavimentou uma área de rua em falta e melhorou-se o acesso a um terreno. Uma vez que não é possível, a breve prazo, uma intervenção de fundo nesta rua, estas pequenas obras vão continuar nesta rua, de forma a melhorar as condições de circulação na mesma.
A Câmara Municipal realizou obras na escola EBI de Castelo do Neiva para acolher os alunos do infantário e do primeiro ciclo da encerrada escola Fieiros do Mar. Durante este processo acompanhei as obras mantendo o contacto e realizando reuniões com o presidente da associação de pais e com a vereadora da educação. Foram sempre alvo de especial atenção o prazo da conclusão das obras, as condições das salas de aula e a segurança no espaço exterior. Chamei a atenção para a necessidade da vedação do recreio e de uma passagem coberta desde a entrada junto ao estacionamento até à entrada do edifício escolar.

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

Mensagem Setembro 2016

Caros Castelenses, entramos em setembro e assim fica para trás o mês das festas e, para a maior parte das pessoas, o mês das férias. É tempo de regressar aos empregos, muitos deles no estrangeiro. Por isso, faço votos para que o regresso de todos emigrantes tenha sido seguro e que as férias tenham servido para descansar e matar saudades da família e amigos.
Gostaria de agradecer, em nome da Junta de Freguesia, as simpáticas palavras de apoio e de parabéns que me foram transmitidas ao longo deste mês por vários emigrantes e pessoas que por esta altura visitam a nossa terra. Nem sempre é fácil resolver todas as situações que vão surgindo e nunca se vai agradar a todos. Mas, dentro das nossas possibilidades, vamos trabalhando para fazer Castelo do Neiva melhor e tentando todos os dias servir melhor os Castelenses.

contribuição dos Castelenses, que foram entregues nos Bombeiros Municipais
E para Castelo do Neiva estar melhor, se tudo correr como planeado, ainda este mês serão iniciadas as obras de saneamento na Rua da Escola Fieiros do Mar, Rua do Malhacu Quelha da Rotunda e o restante da Rua dos Bragas. Com esta intervenção poderão ser ligadas ao saneamento mais de 60 habitações. Estamos também a trabalhar com os SMSBVC para novas candidaturas para a construção de mais rede de saneamento que, sendo aprovadas, irão beneficiar outros locais da Junta de Freguesia.

Continuar...

Mensagem Agosto 2016

Chegou agosto, mês de festas, de praia e, para grande parte dos Castelenses, mês de férias. Para além de deixar aqui os votos de boas férias a todos, desejo também boa viagem aos emigrantes, que nesta altura viajam para Castelo do Neiva carregados de saudade. Deixo ainda uma palavra de boas vindas a todos que, não sendo naturais de Castelo do Neiva, nos visitam por esta altura do ano.

obras de alargamento da Rua da Junqueira
A avaliar pelo final de julho, tudo indica que teremos um mês de agosto com bom tempo. São boas noticias para quem gosta de praia e a nossa freguesia tem isso para oferecer. Isso e muito mais, como bem sabemos... Para além da praia podemos usufruir do rio Neiva, da vista dos nossos montes, da nossa gastronomia, da pesca etc...
E foi isso precisamente o que os deputados do PSD, eleitos por Viana do Castelo, puderam comprovar na visita realizada no dia 4 de julho à nossa freguesia. A visita centrou-se nas obras realizadas na zona da praia onde tiveram oportunidade de trocar impressões com a Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva e alguns pescadores.
No dia 5 de julho, dois investigadores Espanhóis, acompanhados pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, visitaram o museu arqueológico de Castelo do Neiva para estudar e fotografar os capacetes encontrados no Castro de Moldes. Esta visita demonstra bem a importância do achado exposto no Museu Arqueológico.
Nos dias 9 e 10 de julho realizou-se em Castelo do Neiva a VIII Assembleia Nacional de Delegados Acção Católica Rural (ACR). Esta Assembleia contou com dezenas de pessoas de todo o país. A Junta de Freguesia esteve representada pelo Tesoureiro Paulo Lages, onde teve a oportunidade de dar as boas vindas aos participantes. Deixo uma palavra de apreço ao Padre Xavier Moreira por mais uma vez, esta Assembleia, se realizar em Castelo do Neiva.
Também no dia 9 de julho, a convite do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, tive a oportunidade de estar presente, e assim representar a freguesia, na cerimónia do 31º aniversário da elevação de Anha a Vila.
No dia 14 de julho, a pedido da Junta de Freguesia, reuni com os técnicos da Portugal Telecom no sentido de se proceder à mudança de postes e espias que seguram os mesmos, na nova praça, localizada na Rua dos Pescadores. Com a construção da praça as espias dos postes estão perigosamente na área de passagem pedonal, podendo provocar acidentes. Com esta intervenção irão ser relocalizados outros postes e resolver alguns problemas nesta zona.
No domingo dia 17 de julho realizou-se a “Prova do Triângulo-2016”. Este ano o início e o final da prova teve lugar em Vila Nova de Anha, percorrendo, como é habitual, as freguesias de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha. Deixo um agradecimento especial ao GRECANE por todo o trabalho realizado na organização do evento, assim como à Associação Cultural de Chafé, Associação Cultural e Desportiva de Anha e às Juntas de Freguesia de Chafé e Vila Nova de Anha que em conjunto com a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva organizaram a prova.
No mesmo dia, A Associação Pedra D'Água organizou uma caminhada em Castelo do Neiva. A Junta de Freguesia agradece o convite para o evento onde esteve representada pelo Tesoureiro, Paulo Lages.
Ainda no dia 17 a Junta de Freguesia recebeu, no centro cívico, a atleta Olímpica Vânia Neves numa singela cerimónia que serviu para desejar o maior sucesso nos Jogos Olímpicos 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro. Vânia Neves recebeu uma medalha e uma Bandeira da Junta de Freguesia como sinal de apoio de todos os Castelenses. É com muito orgulho que os Castelenses vêm uma conterrânea participar no maior evento desportivo do mundo. Desejamos-lhe o maior sucesso!
No dia 18 de Julho foi levada a cabo a tão necessária limpeza do Castro de Moldes. A Junta de Freguesia já tinha solicitado por diversas vezes esta intervenção junto do gabinete arqueológico da Câmara Municipal. Foi possível neste mês de julho. E perante a supervisão dos arqueólogos do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Gabinete Técnico Florestal, o GAF - Gabinete de Atendimento à Família e a AISCA - Associação de Intervenção Social, Cultural e Artística levaram a cabo a limpeza do espaço. A Junta de Freguesia agradece a todos os que se disponibilizaram para esta ação voluntária.
No dia 21 realizou-se uma reunião com a Viana Festas para a preparação das Festas da Nossa Senhora da Agonia. Agradeço ao GRECANE pela ajuda na organização e pela participação na reunião.
No dia 22 de julho, e ainda no âmbito do 41º aniversário do seu aniversário, o GRECANE
realizou um jantar convívio. A Junta de Freguesia, como não podia deixar de ser, esteve presente numa noite quente e numa sala cheia de amigos deste importante grupo, que tanto faz pela cultura de Castelo do Neiva.
No dia 23 a Câmara Municipal realizou uma caminhada para marcar a conclusão dos trabalhos de implantação dos trilhos de Castelo do Neiva. São dois os trilhos em Castelo do Neiva; O Trilho dos Palheiros do Sargaço e o trilho do Castro de Moldes. Estes trilhos estão inseridos na Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo. O painel informativo localizado no centro cívico marca o início destes percursos e na Junta de Freguesia pode-se encontrar um desdobrável com mais informação.
Este ano, a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva associou-se ao grupo Correr Antas à Noite, à Junta de Freguesia de Antas, e à Câmara Municipal de Esposende na organização da segunda edição do “Trail das Azenhas”. Esta prova contou com centenas de participantes e percorreu uma vasta área da nossa freguesia.
Nos dias 25,29,30 e 31 realizou-se em Castelo do Neiva as Festas de S.Tiago. Mais um ano de evolução da festa do Padroeiro de Castelo do Neiva. A Comissão de Festas tem razão para estar orgulhosa pelo trabalho realizado, onde destaco a caminhada de S.Tiago realizada no sábado e a procissão no domingo. A Junta de Freguesia deixa aqui os parabéns ao Padre Xavier Moreira, ao José Adriano Fernandes e a todos os colaboradores pelo esforço e pelo trabalho realizado, não só nesta semana, mas ao longo de todo o ano.
Na manhã do dia 30 realizou-se uma cerimónia para marcar a inauguração da Rua do Sol. Tal como a obra, esta inauguração, foi realizada em conjunto pelas freguesias de Castelo do Neiva e S.Romão de Neiva e serviu para agradecer ao Executivo da Câmara Municipal todo o apoio na pavimentação desta via. O que era um caminho florestal quase intransitável é agora uma rua que liga as duas freguesia tornando-as mais próximas. Na cerimónia, para além dos Executivos e dos membros das Assembleias de Freguesia, estiveram presentes o Presidente da Câmara, José Maria Costa, o Vice Presidente Vitor Lemos e o vereador Luís Nobre. Estiveram também a assistir vários habitantes das duas freguesias que manifestaram o seu contentamento pela realização desta obra. No local foi colocado um marco com o símbolo das duas freguesias para assinalar o limite de divisão e a data da inauguração.


Entretanto, foram iniciadas as ultimas obras de alargamento da Rua da Junqueira. A Junta de Freguesia agradece aos proprietários pela cedência do terreno e pela disponibilidade para permitir a demolição de um anexo e o corte substancial de um coberto. Terminados os alargamentos a Junta de Freguesia fica à espera da colocação das infraestruturas e pavimentação por parte dos Serviços Municipais.
A Junta de Freguesia não podia deixar de prestar aqui um agradecimento especial ás associações de Castelo do Neiva pela disponibilidade para com a Junta de Freguesia, principalmente quando esta mais precisa. Ao Moto-clube Barrigas Negras pela lavagem de toda a praça “Gentes do Mar” com máquinas de pressão, deixando os muros e bancos em granito como novos; Aos Escuteiros de Castelo do Neiva pelo apoio no “Trail das Azenhas” contribuindo assim para o sucesso da prova; À Associação Pedra d'Água pela limpeza e corte da vegetação no Monte do Castelo para o trilho “Castro de Moldes”; Ao GRECANE pela ajuda na participação de Castelo do Neiva na festa e da Nossa Senhora da Agonia; E ainda à Associação Musical de Castelo do Neiva pela participação na inauguração da Rua do Sol. Sempre foi minha opinião que as Associações, através suas atividades, têm um papel de extrema importância numa comunidade, quando associam essas atividades com trabalho em prol da Freguesia é de louvar. É por esta razão que a Junta de Freguesia, dentro das suas possibilidades, apoia e apoiará todas as Associações de Castelo do Neiva. Muito obrigado pela disponibilidade!

 

AVISOS
Pedimos a todos, em geral, que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...) Podem ligar para o número 808 200 282, é grátis, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores, por exemplo: relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água pública ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a Junta de Freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2016, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à Junta de Freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa: A Junta de Freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a Junta de Freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

Mensagem Julho 2016

Caros Castelenses, chegou o verão e com ele, finalmente, o bom tempo. É uma época de encontros em que ansiamos pela chegada dos nossos emigrantes, a todos desejo um bom regresso. E é com muito gosto que os recebemos, pois, este ano, podem usufruir de melhores condições para as suas férias, nomeadamente da ciclovia, do parque urbano, e de toda a envolvente requalificada na praia da nossa terra.

festa da criança no parque urbano

No dia 8 de junho o presidente esteve presente na apresentação do programa base do novo mercado municipal que decorreu na biblioteca Municipal.
No mesmo dia, a convite da escola fieiros do mar, a Junta de Freguesia esteve presente na festa de final de ano com a presença da Secretária da Junta de Freguesia.

Continuar...

Mensagem Junho 2016

Caros Castelenses, mais um mês que termina e mais uma vez venho, através deste jornal, fazer um resumo da atividade da Junta de Freguesia, agora relativamente ao passado mês de maio.
No dia 11 de maio realizou-se em Vila Nova de Anha uma reunião no sentido de organizar mais a Prova do Triângulo 2016. A prova é organizada pelas Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva, Chafé e Vila Nova de Anha e por associações das três freguesias, o GRECANE é a associação organizadora de Castelo do Neiva. Este ano a prova vai ter início e final em Vila Nova de Anha.

caminhada caminhos santiago
No dia 21 de maio a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Esposende promoveram uma caminhada entre o Albergue das Marinhas, em Esposende e o Hospital Velho, em Viana do Castelo, com paragem na Igreja de S.Tiago, em Castelo de Neiva. onde está o mais antigo testemunho dos Caminhos de Santiago.

Continuar...

Mensagem Maio 2016

Caros amigos, gostaria de deixar aqui os meus melhores cumprimentos a todos os leitores, em especial aos Castelenses que acompanham esta informação mensal.
Terminou o mês de abril, mês em que comemoramos o 25 de abril, dia da liberdade, dia da revolução dos cravos, dia em que todos os sonhos de um povo eram possíveis.

Pavimentação Rua de S. Roque
Abril é também o mês em que se realiza a 1ª reunião do ano da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal, e serve principalmente para prestação de contas do ano anterior.

Continuar...

Mensagem Abril 2016

Ainda com a época pascal a decorrer, uma vez que o domingo de Pascoela realiza-se no dia 3 de abril, faço votos para a continuação de boa pascoa e que as festividades tenham sido passadas da melhor forma possível.

SMVC - CASTELO DO NEIVA
De facto, esta é uma época de muitas tradições em Castelo do Neiva; a procissão do Senhor aos Enfermos e a realização, na noite de véspera, dos tapetes floridos nas ruas; a via-sacra com a excelente teatralização das estações; o receber o compasso em casa, assinalando com flores a entrada da mesma, e muitas outras tradições que marcam profundamente a vida social nesta época do ano. Deixo um agradecimento a todos os que contribuíram para a realização destes eventos, principalmente ao Padre Xavier pelas iniciativas e pelo trabalho em prol da paróquia e consequentemente da freguesia.

Continuar...

Mensagem Março 2016

Caros conterrâneos e leitores do jornal Monte do Castelo gostaria de utilizar este espaço para deixar um cumprimento a todos e em especial aos muitos emigrantes Castelenses espalhados um pouco por todo o mundo e que, através deste meio, vão acompanhando as notícias da sua terra natal.

O Rio Neiva transbordou as suas margens cobrindo a ponte do Sebastião.

Fevereiro mostrou-se como um mês de muita chuva vento e frio. E foram várias as ocorrências em Castelo do Neiva. Em resultado da intempérie verificada a meio do mês, a junta de freguesia alertou a proteção civil para a eminente queda de um ramo de grandes dimensões na avenida central, junto à casa passos. Os Bombeiros Municipais e a GNR procederam prontamente ao corte da estrada e ao corte e remoção do ramo.

Continuar...

Mensagem Fevereiro 2016

Caros Castelenses, cumprimento todos os leitores na esperança de que tenham tido um ótimo inicio do ano 2016.
O mês de janeiro ficou marcado por dois importantes acontecimentos, nomeadamente a atribuição do titulo honorífico de ”Instituição de Mérito” a duas coletividades de Castelo do Neiva, nas Comemorações do 168º aniversário da Elevação de Viana do Castelo a Cidade, e pelas eleições Presidenciais.

colocados contentores novos, maiores e mais higiénicos

Numa cerimónia realizada no dia 20 de janeiro, no Teatro Sá de Miranda, o Município de Viana do Castelo, em reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo de 40 anos, atribuiu ao Grupo Recreativo e Cultural de Castelo do Neiva (GRECANE) e ao Grupo Desportivo Castelense o titulo honorífico de ”Instituição de Mérito”. São duas instituições que muito têm contribuído para a divulgação e promoção da cultura e do desporto nem Castelo do Neiva. Foi com muito orgulho que presenciei a cerimónia de entrega e deixo os parabéns ao GRECANE e ao Grupo Desportivo Castelense por este simbólico e importante titulo.

Continuar...

Mensagem Janeiro 2016

Caros Amigos, neste início de 2016 desejo a todos um ano próspero para a nossa Freguesia e em particular para todos que acompanham esta informação mensal.
Para marcar a época natalícia em castelo do Neiva, no início do mês de dezembro, a junta de freguesia procedeu à instalação de iluminação e música nos locais habituais. Foi também montado o presépio junta à capela da Nossa Senhora das Neves. Aproveito para agradecer ao proprietário que todos os anos permite a instalação do mesmo na sua propriedade.

Abertura de arruamento junto à estação elevatória

No dia 11 de dezembro realizou-se a Reunião Ordinária da Assembleia de Freguesia. Os pontos da ordem do dia foram os seguintes:
1 - Informações da Mesa; 2 - Apreciação e Votação da ata nº10; 3 - Período antes da ordem do dia; 4 - Apreciação da informação escrita, prestada pelo Presidente da Junta de Freguesia; 5 - Apreciação e deliberação sobre permuta de terreno; 6 - Apreciação da situação financeira da freguesia; 7 - Apreciação e votação das opções do plano e proposta do orçamento para o ano de 2016; 8 - Apreciação e votação da Tabela de Taxas para vigorarem durante o ano 2016; 9 - Apreciação e deliberação sobre a autorização para o Executivo celebrar protocolos; 10 - Intervenção aberta ao público.
A reunião decorreu com toda a normalidade. O executivo, mais uma vez, propôs não aumentar as taxas para 2016, uma vez que, na minha opinião, as famílias têm tido uma carga fiscal elevada nos últimos anos.
Nesta assembleia foi também apresentada a situação financeira atualizada da freguesia. No ano de 2015 o executivo da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, e referente à dívida antiga, do mandato 2005/2009, pagou 288 398,35€ às empresas; Boaventura & Boaventura; Abel Festa & Filhos, Lda; Irmãos Peixoto, Lda e Paulo Miranda. Assim ficaram liquidadas, na totalidade, a dívida às empresas Boaventura & Boaventura e Abel Festa & Filhos, Lda, faltando apenas uma prestação para concluir o pagamento à empresa Irmãos Peixoto, Lda.
Em 2016 esperamos concluir o pagamento da restante dívida e assim resolver o grande problema da Junta de Freguesia.
É um grande esforço, mas temos legitimidade para afirmar que uma parte das obras da pavimentação da Avenida da Praia, o saneamento da rua do Rio Neiva, as pavimentações da rua do campo dos escuteiros, o parque de estacionamento da igreja, o parque de estacionamento do centro de saúde, etc… são também, em parte, obra deste executivo, uma vez que foi este executivo que as pagou.
Há um ano escrevia neste espaço o seguinte: (…em 2015 o investimento vai continuar. Tanto na melhoria da rede viária como no saneamento que são as prioridades da Junta de Freguesia. Espera-se também que este ano seja, finalmente, o ano de arranque das obras do Polis Litoral.), passado um ano é com satisfação que vejo os objetivos cumpridos.

construção da estação elevatória

Algumas das obras do programa polis fora iniciadas e concluídas, nomeadamente a requalificação da zona da Pedra Alta e parte do troço da ciclovia, e a ampliação da rede de saneamento em moldes está praticamente concluída.
Mas o balanço mais importante não é este que faço, mas sim aquele que os Castelenses vão fazendo.
No dia 14 de dezembro participei na entrega de cabazes de natal oferecidos por uma empresa instalada no nosso conselho que contemplou uma família de Castelo do Neiva e teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Na quinta feira, dia 17, a Junta de Freguesia realizou um jantar de Natal para os seus funcionários convidando também os elementos da Mesa da Assembleia e o Presidente da Câmara que muito nos honrou com a sua presença.
No dia 21 de dezembro realizou-se uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal, da qual o Presidente da Junta é parte integrante. A reunião serviu essencialmente para votar, a pedido de varias empresas, a aprovação do interesse municipal das suas instalações de forma a poderem ser licenciadas. Nesta reunião também foi aprovado, por unanimidade, a declaração de interesse municipal da área dos armazéns dos pescadores de Castelo do Neiva. Este é um importante passo para dar início à construção de novos armazéns, da nova lota e melhorar o espaço público da zona dos barcos.
No dia 24 de dezembro a Presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Castelo do Neiva convidou-me para uma visita às novas instalações da associação, no espaço disponibilizado pela Junta de Freguesia, no antigo Centro de Saúde. Na véspera de natal, a data ficou assinalada num convívio com os pescadores associados, a todos eles desejo boas marés para 2016.
E assim, chegados ao ultimo dia de dezembro, chega também a altura de definir novos objetivos, e trabalhar para que, daqui a um ano, estejamos de novo a fazer balanços, e que eles sejam positivos, para podermos olhar para trás e dizer, foi um bom ano… a todos desejo muita saúde e as maiores felicidades para este ano 2016.

Avisos importantes:
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos qualquer tipo de lixo. Para se livrarem dos considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)podem ligar para o número grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente.
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia.
Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 871 301 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o número das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 871 301 – identificando a rua e número de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2013, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 871 301 – e o material resultante será recolhido

Mensagem Dezembro 2015

Caros leitores Castelenses. Aproveito este espaço para deixar, a todos, um cumprimento especial no início desta época natalícia. Sendo esta a última informação do ano, aproveito também para deixar votos de um bom final de ano e muitos sucessos para 2016.

Avenida Central foi alvo de uma intervenção
Na semana que antecedeu o dia dos fiéis defuntos o cemitério manteve-se aberto fora do horário normal, de forma a facilitar, às pessoas, o arranjo das sepulturas.
O cemitério foi alvo de pequenas intervenções no sentido de melhorar os espaços entre sepulturas, nomeadamente no talhão à entrada do cemitério velho. Também aqui, resultado do mau estado de todo o conjunto, a junta de freguesia procedeu à permuta de lugares sepulturas no sentido libertar espaço para uma futura intervenção. Serão brevemente colocados editais nas sepulturas abandonadas que serão retomadas pela freguesia se os concessionários, desconhecidos, não se manifestarem.
Ainda sobre o cemitério, devo manifestar o minha preocupação e desagrado pelo mau habito de atirar lixo (resto de velas, flores, plásticos etc...) para os terrenos vizinhos do cemitério, principalmente junto ao cemitério velho. Mais uma vez, e por culpa de alguns, os meios da junta de freguesia terão de ser direcionados para esta limpeza, quando fazem muita falta na manutenção das ruas. Por favor, não atirem lixo para os terrenos adjacentes ao cemitério!
No dia 2 de novembro participei na reunião entre os presidentes de junta e o executivo da Câmara Municipal onde foram explanadas as principais diretrizes do plano do orçamento do município para 2016.
Já teve inicio o programa envelhecer com qualidade, no qual estão inseridas a prática de ginástica e usufruir da utilização de piscina. A junta de freguesia colocou ao dispor o transporte dos seniores inscritos no programa.
No dia 7 de novembro a junta de freguesia reuniu com o Grupo Desportivo Castelense para em conjunto trabalharem na continuação das camadas jovem. Da reunião ficaram duas certezas; as camadas jovem vão continuar e a junta de freguesia vai apoiar o Castelense no desenvolvimento das mesmas.
Atualmente já em atividade, as equipas, Petizes (Sub-7) e Traquinas (Sub-9) , estão sobre a direção de um coordenador com formação e experiência, sendo que a novidade é que os atletas não pagam qualquer mensalidade. Para que este esforço seja compensado é necessário que meninos e meninas com as idades mencionadas se inscrevam para se formar um bom grupo.
O Grupo Desportivo Castelense tem um protocolo com a Escola EBI de Castelo do Neiva para a cedência do pavilhão desportivo. Desta forma, e durante o inverno, os meninos treinam nas melhores condições, ao abrigo do frio e das intempéries. Estão assim reunidas as melhores condições para que os nossos jovens tenham a oportunidade de praticar futebol na nossa freguesia num clube com 40 anos história. A junta de freguesia tomou esta iniciativa e vai acompanhar de perto estes jovens na certeza de que tudo fará para continuar a apoiar e promover o desporto infantil.
No dia 14 de novembro fiz-me substituir pelo tesoureiro Paulo Lages no jantar organizado pelo Grupo Desportivo Castelense, agradeço o convite e faço votos para que seja um ano repleto de vitórias.

construção do troço de ciclo via em Castelo do Neiva segue em bom ritmo
A construção do troço de ciclo via em Castelo do Neiva segue em bom ritmo. Dentro em breve os Castelenses já poderão usufruir deste fantástico percurso que permite desfrutar de uma vista de beleza única. Relativamente à obra de reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Pedra Alta, a junta de freguesia tem solicitado algumas melhorias nos trabalhos, nomeadamente no que diz respeito à recolha das águas pluviais e à acessibilidade a algumas habitações. O descontentamento foi manifestado tanto à Câmara Municipal como à Polis Litoral Norte.
Em conjunto com os SMSBVC, a junta de freguesia está a analisar os locais onde se instalarão os novos contentores. A maior parte deles ficarão no mesmo local. No entanto, para que seja possível o camião efetuar a recolha é necessário deslocar alguns para o lado oposto da via. O ideal seria que os contentores ficassem completamente fora da faixa de rodagem e e mantivessem os passeios livres. Para isso acontecer seria necessário a ocupação de espaço privado. Onde for necessário vamos falar com os proprietários, e se houver disponibilidade por parte dos mesmos serão realizados os trabalhos necessários.
Foram realizados trabalhos de melhoramentos nos pisos da Rua da Joana, Rua da Ladeira, Travessa da Ladeira e Quelha de Sendim.
No mês de novembro, a Avenida Central foi alvo de uma intervenção. Esta intervenção, já solicitada por várias vezes, consistiu na pintura e sinalização das passadeiras. Para esta avenida também foi solicitada várias vezes a retificação dos rails de segurança ao longo da via que por motivos de acidente se verificam em muito mau estado. No entanto, para este caso a Câmara Municipal ainda não tem prevista qualquer data para o arranjo.
Desejo a todos um feliz natal e um prospero ano novo.

Contactos da junta de freguesia: tlf- 258 028 256 | email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

AVISOS
Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)Podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.
Avisos
Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.
Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e numero de porta.
Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2015, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.
Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.
Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

Mensagem Novembro 2015

Amigos Castelenses, envio um cumprimento a todos os leitores e agradeço aqueles que me têm felicitado por este espaço onde procuro transmitir a atividade mensal da junta de freguesia.

Ciclovia - Castelo do Neiva

No dia 4 de outubro realizaram-se as eleições legislativas. Como tem sido habito em Castelo do Neiva, as eleições decorreram dentro de toda a normalidade. Como resultado em Castelo do Neiva, a coligação PPD/PSD.CDS-PP saiu vencedora com 50,41% dos votos seguida do PS com 23,58%; BE com 7;04%; CDU com 3,93%; PDR com 2,3%; PCTP/MRPP com 1,33; Nós CIDADÃOS com 1,33% e PAN com 1,11%. Todos os outros partidos obtiveram votações a baixo do 1%. Deixo uma palavra de agradecimento a todas as pessoas que estiveram nas secções de voto pelo bom trabalho realizado.

No dia 7 de outubro fui convidado pelo Presidente da Câmara para discutir as ideias e projetos para o orçamento de 2016. Transmiti ao Presidente que, como prioridades, a junta de freguesia pretende ampliar a rede de saneamento na freguesia; a construção de um parque infantil no parque urbano construído ao abrigo do Programa Polis; a pavimentação da rua da Junqueira, rua de Sendim e a segunda fase da rua da Ladeira, assim como continuar com alargamentos e, não menos importante, a continuação do pagamento da dívida antiga (mandato 2005/2009).

No que concerne a este tema, pagamento da dívida antiga, a junta de freguesia, com o apoio do Presidente da Câmara José Maria Costa, a quem deixo publicamente o reconhecimento do empenho nesta questão, pagou neste ano de 2015, até à data, 262.000€ às empresas credoras. A divida da empresa Boaventura & Boaventura, no valor de 152.000€ já foi paga na totalidade. À empresa Irmãos Peixoto. Lda. foram pagos 110.000€ dos 150.009,26 em dívida. Como devem perceber, a junta de freguesia, está a fazer um esforço muito grande para resolver este problema com 6 anos. Há muitas outras coisas que queríamos fazer, mas temos de abdicar em prol do bom nome da freguesia e cumprir os compromissos que, embora não sejam nossos, queremos e vamos resolvê-los.

Também no dia 7, estive presente numa reunião geral da obra de Reordenamento e Qualificação de Frentes Marítimas: Núcleo da Pedra Alta. A junta de freguesia tinha feito o “trabalho de casa” e exigiu a correção de uma série de pontos negativos entretanto detetados na obra. Entre eles, e na maior parte, a deficiente recolha de águas pluviais devido à falta de sarjetas e a deficiente pavimentação da ruas que prejudica a entrada de viaturas para as habitações e formação de poças de água em vários pontos das ruas. Parte destas solicitações estão a ser resolvidas, mas não descansarei enquanto não estiverem todas.

No dia 13 de de outubro dirigi-me à GNR para prestar declarações sobre o assalto ocorrido no cemitério de Castelo do Neiva. Foi fornecido à GNR o nome dos concessionários das sepulturas lesadas. Foram ainda encontradas algumas peças ainda dentro do cemitério. Uma delas, a base de uma custódia, encontra-se na junta de freguesia para ser entregue ao proprietário. Na mesma data verificaram-se assaltos noutros cemitérios do concelho.

No dia 17 de outubro marquei presença no jantar de angariação de fundos do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva. Agradeço o convite e espero que o objetivo do jantar tenha sido atingido, pois, de facto as associações precisam de todo o nosso apoio.

No dia 18 de outubro assisti a mais um grande concerto da Associação Musical de Castelo do Neiva. Para comemorar o Dia Internacional da Música os alunos mostraram toda a sua evolução musical graças ao esforço de todos: direção, professores e pais incluídos. Muitos parabéns pelo trabalho realizado e pelo orgulho que é para a freguesia ver tantos miúdos e alguns graúdos com tanto talento.

No dia 19 reuni na Câmara Municipal no para organizar o transporte para a ida à piscina para os inscritos no programa envelhecer com qualidade. É uma das atividades que mais sucesso tem junto dos nossos seniores.

No dia 24 estive presente no Jantar da comemoração do 11º aniversário do Motoclube Barrigas Negras. A junta de freguesia e o motoclube acordaram a realização de uma atividade no âmbito da segurança rodoviária que será do interesse para a freguesia e que dará um grande contributo para a própria junta.

No dia 27 de outubro reuni com o Chefe dos Serviços Municipalizados, Engº Vitor Lemos no sentido de analisar as necessidades e sinalizar as zonas prioritárias para o alargamento da rede de saneamento em Castelo do Neiva.

A junta de freguesia realizou a abertura de um acesso aos edifícios da foz. O acesso foi disponibilizado por um proprietário que, em prol da freguesia, percebeu que seria uma mais valia a ciclovia estar livre de transito automóvel. Em nome da freguesia deixo um agradecimento pela compreensão e pela visão deste benfeitor. São pessoas assim que fazem o desenvolvimento da freguesia.

Colocação de novos ecopontos em Castelo do Neiva 

Em breve serão colocados mais 4 ecopontos na freguesia. Os locais estão a ser estudados de forma a servirem o máximo de pessoas possível. Os ecopontos são importantes, pois, a separação do lixo faz com que liberte espaço nos contentores do lixo indiferenciado, reduzindo assim o problema dos contentores cheios. Espero a compreensão das pessoas que moram junto aos locais escolhidos. Sei que ninguém quer os ecopontos perto da sua casa mas estes têm de estar em algum lado. No entanto, os ecopontos não são causadores de tantos problemas como são os contentores. E, como sei que os Castelenses estão cada vez mais sensibilizados para a separação do lixo, estou certo que não haverá reclamações a pedir a retirada dos ecopontos.

Também no que diz respeito à recolha do lixo indiferenciado haverão novidades brevemente. Todos os contentores serão substituídos por contentores novos, maiores e mais higiénicos. Chamam-se contentores de carga lateral e a recolha será feita mecanicamente pelo camião. Por isso, mais do que nunca será proibido a deposição de sacos no chão, pois a recolha será feita por um só funcionário. Todos temos de colaborar para que haja uma grande melhoria a este nível em Castelo do Neiva.

No cemitério foram realizadas algumas intervenções no sentido de melhorar o espaço.

Gostaria de chamar a atenção para os concessionários das sepultura que é obrigatório a colocação da lápide (pedra que cobre o túmulo). Verifica-se na parte nova do cemitério vários lugares de sepultura em terra onde crescem ervas e juntam lixo.

Na parte antiga do cemitério, no primeiro quarteirão, foram trocadas algumas sepulturas por outras no cemitério novo com o objetivo de libertar espaço e ir resolvendo o problema de abatimento do solo que está a provocar a inclinação de sepulturas. Verifica-se, no entanto, a existência de três sepulturas abandonadas que serão alvo de retoma, por via legal, por parte da junta de freguesia uma vez que estão abandonadas, degradadas, partidas e desconhecem-se os concessionários.

Nesta zona é necessário libertar mais espaço. Se houver interessados em trocar por uma sepultura na parte nova do cemitério, e seja do interesse para a obra, a junta de freguesia, está disponível para ajudar. Devo agradecer a todos os que, tendo os lugares de sepultura livres, entregaram-nas à junta de freguesia.

Nas sepulturas serão colocadas pequenas placas com a nova numeração. Peço que contribuam para a manutenção do bom estado das placas pois servem para melhor identificar os concessionários e dar a oportunidade de atualizar o nome nos alvarás sem qualquer custo.

 

 

Contactos da junta de freguesia: tlf- 258 028 256 | email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Alguns pedidos

Pedimos a todos em geral que não coloquem nas bermas das ruas, dunas ou terrenos públicos todo o tipo de lixo, em especial os considerados monstros (sofás, frigoríficos, colchões, móveis, etc...)Podem ligar para o numero grátis 808 200 282, porque a recolha é feita gratuitamente. Não devem colocar, também, material vegetal nos contentores por exemplo relva e ramos de árvores. Este comportamento está sujeito a multa.

Avisos

Água pública: - poderá efetuar o pagamento das faturas da água na secretaria da junta de freguesia. Se detetar ruturas nas condutas de abastecimento de água publica, ligue para os serviços municipalizados através do número 258 806 900 ou para a junta de freguesia 258 028 256 identificando a rua e local da rutura.

Iluminação pública: - Se detetar avarias na iluminação pública ou lâmpadas fundidas ligue para o numero das avarias da EDP 800 506 506, identifique o local. Se passados cinco dias a avaria persistir ligue para a junta de freguesia – 258 028 256 – identificando a rua e numero de porta.

Taxas de sepulturas – Se ainda não efetuou o pagamento, do ano de 2015, da taxa anual de 10€ para sepulturas e 25€ para jazigos dirija-se à junta de freguesia para a liquidação das mesmas.

Ajude a manter a freguesia limpa:A junta de freguesia apela a todos os proprietários que confrontem com linhas de água que proceda à sua limpeza, pois é da responsabilidade dos mesmos a sua manutenção e limpeza.

Sendo Castelo do Neiva uma freguesia grande não é possível efetuar a limpeza das ruas em tempo útil pretendido. Apela-se, portanto, a todas a pessoas que queiram ter a gentileza de limpar as bermas e valetas junto às suas propriedade, que liguem para a junta de freguesia – 258 028 256 – e o material resultante será recolhido.

Mensagem Outubro 2015

Caros leitores, permitam-me que enderece os melhores cumprimentos a todos, em especial a todos que se encontram distantes de Castelo do Neiva, mas que mensalmente, nesta informação, podem acompanhar alguma das atividades da junta de freguesia de Castelo do Neiva.

Construção da ciclovia na praia de Castelo do Neiva

No dia 4 de setembro, participei na “Ação Solidária APPACDM – Um Olhar de Esperança” que teve inicio com um percurso desde a praça da liberdade até à praça da republica, que se encheu para apoiar a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental e chamar a atenção para a ameaça do fecho do Centro de Atividades Ocupacionais do Cabedelo. Como devem saber o C.A.O. do Cabedelo tem, ao longo da sua existência, acolhido e apoiado crianças e jovens de Castelo do Neiva. Como não podia deixar de ser A Junta de Freguesia esteve presente neste momento difícil da APPACDM.

No mesmo dia realizou-se a reunião ordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo. Para além da discussão dos pontos previstos, o assunto dos acessos ao porto de mar também foi abordado. Os acessos ao porto de mar Tem muito interesse para Castelo do Neiva, uma vez que irá resolver o estado em que se encontra a Estrada Nacional 13-3 que liga Darque a Castelo do Neiva, e que se encontra em muito mau estado. Na verdade, o estado de conservação e sinalização desta via tem sido discutido, tanto na Assembleia Municipal como na Assembleia de Freguesia. Espera-se que enquanto a obra da construção dos acessos ao porto do mar não se inicie, se leve a cabo uma intervenção, pelo menos, na zona de Vila Nova de Anha, pois está praticamente intransitável...

Continuar...