Domingo, 12 Janeiro 2025

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

segundo encontro do projeto Neiva Flows

A festa em honra de N.ª Sr.ª da Guadalupe encerrou as festas religiosas na nossa terra. Como é habitual houve uma grande adesão por parte das pessoas, nomeadamente no cortejo etnográfico e na procissão. Um agradecimento ao Padre Xavier, à Comissão de Festas e a todos os que trabalharam para o sucesso da maior festa de Castelo do Neiva.

Agradeço também ao Vice-Presidente da Câmara, Manuel Vitorino, e aos meus colegas presidentes de Junta, por terem aceitado o convite para assistirem ao cortejo etnográfico e participarem na procissão.

4 de setembro realizou-se uma reunião para organização da prova do triângulo.

Estive presente, no sábado dia 7 de setembro na celebração do 20º aniversário da empresa Portilame. Esta empresa, com raízes em Castelo do Neiva é uma referência nacional e internacional na construção em madeira. Esta empresa é relevante para a nossa terra devido ao número de trabalhadores naturais de Castelo do Neiva que emprega. Deixo os parabéns ao Luís Rocha e Pedro Cunha e votos de muito sucesso.

Ainda no dia 7 assisti ao cortejo etnográfico em Chafé, no âmbito da festa em honra de N.ª Sr.ª do Alívio. No dia seguinte participei na procissão da mesma festa. Um agradecimento especial ao Presidente da Junta de Chafé, António Lima, pelo convite.

No dia 11 de setembro reuni com uma empresa para a realização de um trabalho na freguesia sobre fotografias antigas. Por isso, quem tiver fotos antigas pode disponibilizar para serem incluídas neste trabalho.

 

segundo encontro do projeto Neiva Flows

No dia 14, sábado realizou-se o segundo encontro do projeto “Neiva Flows” com o objetivo, desta vez, de valorizar o miradouro da foz do Neiva, em Castelo do Neiva. Este evento, organizado pela Associação Rio Neiva, J.F. de castelo do Neiva e J.F. de Antas, teve a participação de cerca de 70 pessoas. No percurso houve a oportunidade de participar num projeto artístico de pintura, criado pelos artistas Rui Coelho e Luísa Coelho e assistir a um momento performativo, proporcionado pela RÉPTIL Artes Performativas. Um grande obrigado a todos os participantes.

Na sexta-feira realizou-se a habitual Assembleia de Freguesia no edifício do Centro Cívico.

No domingo, dia 16, a convite do Presidente da Junta de S. Romão de Neiva estive presente na tomada de posse do Padre Renato Oliveira que assumiu a paróquia desta freguesia. Agradeço o convite e desejo as maiores felicidades ao Padre Renato.

 

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, começaram os trabalhos preparatórios para o alargamento de uma zona da Rua Fonte da Ermida. Com a conclusão desta obra será possível uma ambulância ou carro de bombeiros circular entre a Rua das Vitórias, Rua de Sendim e Rua Fonte da Ermida. É mais uma obra importantíssima para a rede viária da nossa freguesia e uma das muitas já realizadas em que permite a passagem de veículos prioritários.

Nós com o passar do tempo temos a tendência para esquecer o que foi feito, mesmo que recentemente. Outras pessoas, aquelas que viviam a realidade anterior, não esquecem as obras realizadas. E depois há aquelas pessoas que sabem o que foi feito, mas tentam diminuir o trabalho realizado. Muitas vezes denegrir até quem as realizou, mas essas pessoas todos nós, verdadeiros Castelenses, as conhecemos e ignoramos.

Mas elas, essas pessoas, estão aí a aparecer, não tarda. Eu sei, porque a cada 4 anos sempre foi assim. E como falta um ano para acabar este mandato, mesmo eu não me candidatando, irão aparecer os falsos paladinos a denegrir, insultar, acusar para tentar manipular os Castelenses. Porém, o povo de Castelo do Neiva é sábio, observador e compreensivo, não se deixa ir em cantigas como costumamos dizer. Querem é protagonismo...

Voltando ao que é importante, também a rua Sra. Das Neves vai ser alargada. E mais uma vez vai se possível uma ambulância ou um carro de bombeiros circular até à rua Sra. da Boa Sorte e Quelha Sra. da Boa Sorte.

Há uma outra rua que farei de tudo para alargar antes da minha saída: a Rua da Mina. Vamos tentar arranjar financiamento e autorização dos proprietários e se for possível será também possível as ambulâncias chegarem a todas as casas desta rua. Não será fácil, mas trabalharemos para isso.

Também ainda antes do final do ano está previsto o início do alargamento e pavimentação da Travessa de Santiago. Com esta via arranjada, será mais direto o acesso à igreja e cemitério para quem vem da Avenida de Moldes e permitirá um acesso digno às habitações desta rua.

Lembro que já realizamos pavimentações na rua Sra. da Boa Sorte e Rua das Azenhas, assim como a repavimentação da avenida central promovida pela Câmara Municipal.

Por fim, e uma vez que foi assinado o protocolo de cedência da antiga Escola Fieiros do Mar, o projeto será submetido até ao final deste mês de setembro e serão iniciadas obras de limpeza da envolvente e outros trabalhos isentos de licença.

Este mês estivemos mais focados na limpezas de linhas de água, de forma a estarem preparadas para as chuvas de inverno, iremos continuar com estes trabalhos depois dos funcionários realizarem alguns trabalhos urgentes. Peço aos confrontantes das linhas de água também para procederem à limpeza das mesmas uma vez que fora das áreas urbanas são os proprietários os responsáveis.

 

 

Mensagens Anteriores