Quinta, 28 Outubro 2021

 

 

Horário da Secretaria (de 2ª a 6ª)

de abril a setembro: 13.30h às 19.30h

de outubro a março: 13.30h às 19.00h

[ver - datas de Reuniões Ordinárias 2020]

No mês de outubro continuaram os trabalhos de abertura de acesso à ecovia. Estamos a trabalhar no piso para que fique o mais aproximado do existente na ecovia. Como estamos a fazer esta obra só com os meios da Junta de Freguesia o trabalho não irá ficar com a qualidade da ecovia, mas ficará lá perto...

Segue a bom ritmo a pavimentação da rua dos Pedrões. Como já tinha escrito na informação anterior foi realizado mais um alargamento. Desta feita numa habitação que proporcionou uma melhor definição do perfil da rua, como se pode ver na foto.

No dia 2 de outubro participei no 2º Fórum da Agenda da Inovação VIANA 2030 onde se discutiu “Os fundos europeus e a recuperação da economia”. Como orador convidado o eurodeputado José Manuel Fernandes afirmou que Portugal receberá 23 milhões de euros por dia, o que, esperemos, evite a anunciada crise pós covid para o nosso país.

Também no dia 2 de outubro, solicitei à Câmara Municipal uma cobertura para a Escola EBI de Castelo do Neiva, que permita uma ligação entre o portão e o hall de entrada. Esta cobertura permitirá uma passagem que proteja os alunos da chuva, principalmente os mais vulneráveis que são os alunos do infantário. Já esteve um técnico da Câmara Municipal comigo no local, a efetuar medidas para pedir orçamentos. Espero que esta obra se concretize.

No dia 9 participei numa reunião, em Vila Franca, para a preparação da vacinação contra a gripe, que será ministrada com o apoio da Juntas de Freguesia. Como nesta reunião estavam presentes duas as técnicas da ULSAM aproveitei para exigir a abertura doa Extensão de Saúde de Castelo do Neiva o mais rápido possível. Transmiti o descontentamento da população de Castelo do Neiva e mostrei-lhes a importância do serviço de proximidade que são as Extensões de Saúde.

No sentido de darmos continuidade ao trabalho iniciado no ano transacto, de proteção e limpeza do Rio Neiva, foi realizada uma reunião na sede da Associação Rio Neiva, na qual estiveram representadas a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva, a Câmara Municipal de Esposende a Junta de Freguesia de Antas, e a própria associação rio Neiva.

Na terça feira dia 13 de outubro cumpri o meu dever, como deputado Municipal, exercendo o direito de voto na eleição do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Desta eleição saiu como presidente o ex-reitor da Universidade do Minho António Cunha.

A Junta de Freguesia procedeu à limpeza da linha de água na passagem que vai ter à rua das Agruas. No fundo a rua das Agruas vai ter à rua dos Pedrões, mas como a passagem é no meio dos campos e é muito estreita, considero ainda não ter estatuto de rua. No dia 14, verifiquei ,no local, com uma proprietária a necessidade de criar algumas passagens para os campos e continuar com a limpeza da linha de água até ao canal mais a poente. Assim o iremos fazer.

Informo que a Junta de Freguesia procedeu à limpeza de linhas de água que confrontam com a via pública, como a existente na rua do Reguinho, na Rua Campo do Meio e esta, a da rua das Agruas. Vamos continuar com a limpeza das restantes linhas ou regos. No entanto, lembro que as linhas de água nos terrenos particulares a responsabilidade é dos proprietários e por isso a Junta de Freguesia não irá intervir.

No dia 15 estive presente, no Museu de Artes Decorativas para uma reunião com a finalidade de trabalhar sobre a abertura dos cemitérios no dia 1 e 2 de novembro e as condições de abertura. Desta reunião saiu a decisão de manter os cemitérios abertos nestes dias, desde que não fossem realizadas cerimónias religiosas, para evitar aglomerações, e que fossem respeitadas as medidas impostas pela DGS, nomeadamente a lotação dos mesmos. Para ajudar a organizar as entradas solicitei o apoio aos Escuteiros de Castelo do Neiva que, como é habitual, prontificaram-se de imediato para ajudar. Um bem haja para o Agrupamento 537 de Castelo do Neiva.

Finalmente, com a persistência dos Presidentes de Junta e o apoio da Câmara Municipal, as Extensões de Saúde, e principalmente a de Castelo do Neiva, que nos diz respeito, abriu no dia 20 de outubro. Esperemos que não haja necessidade de fechar de novo...

Com a finalidade de discutir uma Estratégia Local de Habitação para Viana do Castelo participei numa reunião de trabalho, no dia 23 de outubro, com todos os Presidentes de Junta e com os autores que estão a elaborar o plano. Este encontro no no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo serviu para os Presidentes de Junta colocar os problemas de habitaç~eoa existentes em cada freguesia.

No dia 24, a Comissão Permanente e a Comissão de Urbanismo da Assembleia Municipal, acompanhadas pelo Executivo da Câmara Municipal realizaram uma visita pelas obras da construção dos novos acessos ao Porto de Mar de Viana do Castelo, dos novos armazéns de aprestos e nova lota de Castelo do Neiva. Não só como presidente de Junta, mas também como membro da Comissão de Urbanismo fui convidado a participar nesta visita.

Início a pavimentação na rua de Sendim

Na segunda feira dia 26 teve início a pavimentação na rua de Sendim, na área pavimentada em betuminoso. A pavimentação não está do agrado de um ou outro morador e que antecipadamente, com razão, avisaram. Em conjunto com o Executivo da Junta manifestamos aos técnicos das empresas as nossa ideias para evitar erros no que diz respeito às aguas pluviais. Apesar desses avisos, o trabalho não foi realizado segundo as nossas sugestões. A junta de freguesia já manifestou à empresa responsável a obrigatoriedade de intervir para retificar a inclinação do piso.

Mensagens Anteriores

PREVENÇÃO (COVID-19)

Cartaz - Recomendações Gerais COVID-19