Vimos por este meio dar nota de que a Associação ANABAM (Asociación naturalista Baixo Miño), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a capitania do Porto de Mar de Viana do Castelo e demais entidades que se associaram, têm levado a cabo uma ação de identificação e demarcação dos ninhos da espécie Borrelho-de-coleira-interrompida no sentido de os proteger de eventual pisoteio.
Esta ave nidifica na areia, onde deposita os ovos. Estes têm uma tonalidade muito semelhante à areia, sendo por isso difícil de os distinguir, pelo que facilmente são danificados.
Apelamos assim à vossa colaboração no seguinte:
1) Informar os utentes das praias desta realidade, sempre que possível;
2) Informar os serviços técnicos do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental sempre que alguma demarcação esteja danificada (ou arranja-la, caso tenham possibilidade de o fazer);
3) Avisar os serviços técnicos do CMIA e/ou a Dr.ª Elizabeth Matos da Câmara Municipal de Viana do Castelo sempre que haja intenção de proceder à limpeza da praia, com uma antecedência mínima de dois dias no sentido de verificarmos a existência de novos ninhos que são estejam assinalados.
Anexamos edital da Capitania do Porto de Mar de Viana do Castelo, assim como imagens de ninhos demarcados.
Agradecemos, desde já, o vosso empenho e compreensão em apoiar esta simples diligência que incrementa a qualidade e biodiversidade ambiental das nossas praias.